“Inicia-se hoje, na generalidade das Escolas portuguesas, um novo Ano Letivo que irá permitir a mais de um milhão e seiscentos mil Alunos o contacto com os seus cento e cinquenta mil Professores, tendo em vista a obtenção dos ensinamentos que os possam conduzir a uma preparação que no final do seu percurso escolar os coloque em condições de assumir as suas responsabilidades futuras.
Para todos os Professores e Alunos, gostaria de enviar uma forte mensagem, de estímulo, na forte convicção de que o nosso Futuro será tanto mais “Radioso” quanto melhor for o seu desempenho ao longo do citado percurso escolar.
A exemplo do que afirmei na abertura do Ano Lectivo 2014-15 gostaria de voltar a salientar o poder que a Educação possui no desenvolvimento económico sustentável e no progresso da nossa Sociedade para que não se deixe de refletir e atuar sobre as necessidades que o Sistema Educativo deve satisfazer. Dotar os nossos jovens com as aptidões e os conhecimentos adequados a serem líderes das iniciativas empreendedoras que o País tanto necessita será certamente um desígnio a ter em consideração.
Vivemos na era da informação e do conhecimento. Há muita circulação de informação, mas é preciso saber interpretar a informação e transforma-la em conhecimento. Neste processo os Professores são insubstituíveis e mais uma vez serão o veículo mais adequado para assumirem a mensagem de que o empreendedorismo é uma competência chave para o século XXI e uma área prioritária para a “Estratégia Europa 2020”.” (…)
Saiba mais sobre este tema na Newsletter Grupo Gesbanha n. 98.
Add a Comment