A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria lançou em 2014/2015 a 2ª edição do projeto de capacitação de empreendedores e implementação do programa de empreendedorismo nas escolas secundárias e profissionais, o qual foi implementado e desenvolvido no terreno pela equipa da GesEntrepreneur.
Este projeto destina-se aos 10 municípios da área de atuação da CIMRL, tendo como público-alvo empreendedores locais e professores e alunos do ensino secundário e profissional.
Neste âmbito, no dia 20 de março decorreu o Concurso de Ideias Intermunicipal, etapa final do projeto Escolas Empreendedoras, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Pombal. Os principais objetivos deste concurso assentam na motivação dos jovens para as práticas empreendedoras, na promoção do espírito de iniciativa e do dinamismo nos Concelhos envolvidos, no desenvolvimento de ideias que possam ser uma mais-valia para a Região de Leiria e ainda na criação de ideias de negócio inovadoras e exequíveis e que tenham em conta as necessidades do território.
Este Concurso Intermunicipal consistiu no momento de encerramento do programa do ano letivo 2014/2015 e reuniu os vencedores dos 10 Concursos de Ideias Municipais, realizados anteriormente em cada um dos 10 municípios envolvidos no projeto, que competiram entre si. Nos concursos municipais subiram ao palco 75 projetos apresentados por 179 alunos, dos quais 10 projetos correspondentes a 25 alunos passaram à final.
Os projetos presentes no Concurso Intermunicipal foram: Alvadrive; Óculos_al; UHEAt; Casconhos; Smart Fridge; URBAN BOX; SOS Urgências; Do Medronho aos Pedroguenses; Ecocharge; HELP BOX – caixa negra rodoviária. O júri do concurso foi constituído por Paula Gonçalves, Diretora Adjunta do Centro de Emprego de Leiria; Rui Pedrosa, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria; Paulo Sobreiro, NERLEI; Jorge Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e Álvaro Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande; que avaliaram os projetos com base em critérios como a inovação da ideia e sua exequibilidade, qualidade de apresentação, desenvolvimento da ideia e impacto para o território da CIMRL.
O grande vencedor desta 2ª edição foi o projeto “Urban Box”, da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, de Leiria. Esta ideia de negócio corresponde a uma peça de mobiliário urbano com cacifos, de modo a disponibilizar aos cidadãos uma forma de guardar os seus pertences e/ou bicicleta num sítio prático e seguro, por um determinado período de tempo.
O prémio atribuído à equipa, constituída pelos alunos Alexandre Tomás, Francisco Matias e Demien Carvalho do 11º ano, foi uma viagem “Missão Empreendedora a Lisboa” durante três dias com transporte e alojamento incluído para quatro pessoas – os três alunos mais um professor. Esta viagem engloba uma visita à Startup Lisboa – Comércio, à fundação Champalimaud, à DNA Cascais e ao Tagusparque e ainda a participação num programa cultural e de lazer.
Em 2º lugar ficou classificado o projeto “uHeat”, da Escola Secundária da Batalha, que consiste num objeto que permite aquecer qualquer líquido onde e quando quisermos. Este objeto é composto por duas partes distintas, uma descartável e outra reutilizável, que permite o aquecimento de líquidos instantaneamente. A ideia foi apresentada pelos alunos Bernardo Carapito, Bruno Ferreira e João Santiago, do 12º ano, que foram premiados com a viagem “Missão Empreendedora a S. João da Madeira”. O 3º lugar foi para o projeto “Casconhos”, um bombom de chocolate e castanhas, apresentado sob a forma de uma castanha. Esta foi uma ideia das alunas Rita Neves, Joana Vidal e Rodrigo Antunes, da Escolha EB 2,3 Bissaya Barreto, de Castanheira de Pera. O prémio atribuído foi um cheque prenda no valor de 100€ para cada aluno.
Por fim, foi ainda atribuída uma menção honrosa ao projeto “SOS Urgências”, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, que consiste num dispositivo de alerta que possibilita uma triagem mais rigorosa nas urgências hospitalares. Este projeto foi levado a cabo pelos alunos Micael Morgado, Fábio Costa e Filipa Castro.
Globalmente o projeto superou todas as expectativas.
Na Fase 1 foram capacitados 140 empreendedores nas 10 ações de capacitação realizadas pelo território.
Na Fase 2, referente ao programa anual nas escolas secundárias e profissionais, estiveram envolvidos no projeto um total de 1500 alunos, 84 turmas, 60 professores e 21 escolas pertencentes à Região de Leiria, o que demonstra que o empreendedorismo jovem na região está de boa saúde!
O feedback generalizado dos intervenientes é muito positivo e todos começam já a pensar numa eventual 3ª edição a acontecer no próximo ano letivo! Certamente haverá mais novidades em breve. Fiquem atentos.