Como Portugal tem um dos melhores ecossistemas empreendedores da Europa, é importante para todos e principalmente para os mais jovens, contactarem de perto com os atores que nele trabalham todos os dias, de preferência com uma realidade diferente do seu local de origem. Nesse sentido, desde 2006, que a GesEntrepreneur organiza Missões de Empreendedorismo que permite a partilha de experiências entre os jovens que participam nos nossos projectos e outras comunidades.

Nestas duas últimas semanas, a GesEntrepreneur organizou duas Missões, uma a Lisboa (para Alunos de Mangualde e de S. João da Madeira) e outra a Madrid (para alunos de Viseu). A semana passada, cerca de 18 alunos e professores visitaram a Startup Comércio, o Lx Factory e a Beta-i, onde contactaram com as empresas finalistas do Lisbon Challenge. A Económico TV foi outro ponto de passagem onde ficaram a conhecer por dentro como se faz uma televisão económica, quase 24 horas por dia.

Em Madrid, durante esta semana, os alunos e professor que ficaram em 2º Lugar no  promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, os alunos terão oportunidade de conhecer a iniciativa Madrid Emprende e as incubadoras critativas Medialab Prado e a Factoria Cultural. Na visita à Madrid Emprende, os participantes na Missão Empreendedora Madrid 2014 irão igualmente ter a oportunidade de almoçar com jovens empreendedores espanhóis e conhecer os seus projectos, assim como dar a conhecer a sua inovadora ideia, que mereceu igualmente a distinção nacional do INOVA.

Em Setembro, cerca de 30 alunos e professores viajarão a Barcelona, uma das cidades preferidas dos nossos jovens empreendedores. Para além do lado cosmopolita da cidade, os alunos irão descobrir o génio de Gaudi, visitando o Parque Guell e a Casa Batló, para além do mítico Camp Nou, casa do FC Barcelona. Este ano, está incluída a visita a uma das startups mais cools de Espanha, a Trip4Real, onde a fundadora Gloria Mullins receberá pessoalmente os alunos e procurará inspirá-los com a sua história pessoal que convenceu Ferran Adrià, o famoso chef catalão do Restaurante El Bulli a ser seu Business Angel. À imagem dos anos anteriores, a iniciativa Barcelona Activa e a sua Incubadora de Glories será um dos pontos de paragem obrigatórios. Serão 4 dias intensivos, onde pouco espaço para descansar haverá.

Se quiser saber mais sobre alguma das nossas Missões Empreendedoras, não hesite em nos contactar.

Poderá encontrar alguns testemunhos no Blog do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira.

missoes