Uma preocupação fulcral do modelo de educação para o empreendedorismo – GesEntrepreneur, e dos projetos que desenhamos , é que estes sejam sempre centrados nos alunos/formandos e na sua ação. Por essa mesma razão, acreditamos que não basta falar da teoria, abordar os conceitos, o importante mesmo é que as pessoas saiam da sua zona de conforto, conheçam o seu potencial  e que ponham as suas ideias em prática.

Por isso, em todos os projetos que desenvolvemos, e independentemente do nível de ensino, os professores e alunos são desafiados a criar algo (ideias, projetos, jogos) que devem ser capazes de pôr em prática e/ou apresentar nos momentos altos.

Os momentos altos ocorrem habitualmente no final dos projetos, quando os alunos e professores têm oportunidade de apresentar à comunidade os projetos em que trabalharam e ver o seu trabalho ser reconhecido. Em cada um dos níveis de ensino são colocados desafios diferentes e adequados ao público alvo em questão.

Na Feira do Gaspar, evento destinado ao 1º ciclo, os alunos poderão ser convidados a criar e apresentar jogos, histórias, invenções ou mini-negócios.

No caso do 2º ciclo – Feira do Empreendedor Júnior – os alunos devem criar projetos ou mini-negócios inovadores e originais, de preferência relacionados com o seu território e expô-los e apresentá-los ao público de forma criativa.

Os alunos do 3º ciclo (Expo Empresas) são confrontados com o desafio de terem de criar uma empresa fictícia, que seja inovadora e que esteja enquadrada na região.

Por último, o Concurso de Ideias é idealmente dirigido a alunos do Ensino Secundário e Profissional, embora também seja realizado com alunos do 3º ciclo, e consiste em que os alunos tenham uma ideia inovadora, e convençam um júri de que é exequível e viável, apresentando algo devidamente pensado, planeado e maturado.

Através destes eventos, os alunos descobrem o seu potencial, exploram os seus talentos, melhoram a sua criatividade e comunicação e colocam em prática as suas ideias…

E isto, porque felizmente, todos os anos temos a sorte de trabalhar com muitos professores e alunos extremamente motivados, criativos e talentosos…

Os resultados são surpreendentes! Como não podemos partilhar todos os exemplos e histórias, que temos a sorte de conhecer, tentaremos nos próximos tempos destacar alguns exemplos das diferentes regiões!

Aguardem por novidades…

Montagem