A GesEntrepreneur, desde 2007, que é uma empresa na Área da Educação e Formação, especializada na temática do Empreendedorismo. Nesse propósito, foi reunindo uma equipa de profissionais multidisciplinares, desde a Área da Economia, Gestão, Ciências da Educação, Psicopedagogia, entre outras. Fruto do sucesso dos projetos desenvolvidos, temos sido desafiados pelos nossos Clientes a desenhar outros projetos educativos noutras temáticas.

Nos últimos anos, apostámos numa nova Área de Negócio, Consultoria Educativa, desenhando projetos à medida das necessidades dos nossos Clientes. Em 2013 e 2014, concebemos para o Ministério de Educação de Timor Leste 3 Manuais de Empreendedorismo para o ensino técnico-vocacional adaptados à realidade local e a ADRUSE, contratou-nos para desenhar um Projeto Educativo, vocacionado para o 1º Ciclo, inspirado no território da Serra da Estrela.

Neste seguimento, fomos convidados no Verão passado pela EDP Produção para apoiar a concepção e implementação de um novo projeto educativo para as Comunidades nas Zonas de Influência de Infraestruturas produtivas da empresa – “Partilha com Energia”.

Esta iniciativa da EDP Produção visa incutir valores de cidadania, através da troca de experiências e promovendo a interação entre diferentes geografias. Cerca de 12 equipas constituídas por alunos e professores deverão criar ao longo do ano letivo programas de intercâmbio, que reflitam e deem a conhecer a sua região, as suas potencialidades, espaços e atividades. Cada equipa irá acolher e ser recebida, tendo oportunidade de apresentar o seu território e ficar a conhecer uma outra região. A criação destes programas proporcionará não só uma melhor reflexão sobre os territórios e comunidade, como permitirá aos alunos desenvolver inúmeras competências na área da cidadania.

Este ano letivo, será implementando um projeto piloto em duas regiões: Alentejo Litoral (Sines e Vila Nova de Santo André) e Centro (Constância e Tomar), estando a ser formados cerca de 40 professores e envolvendo cerca de 200 alunos do ensino secundário e profissional. Neste momento já foram iniciados os dois Cursos de Formação de Professores em Cidadania (em cada uma das regiões) e foram realizadas as primeiras visitas às escolas/turmas participantes.

O papel da GesEntrepreneur neste projeto é o de assessoria à EDP Produção na dinamização do Projeto, conceção e Implementação das Ações de Formação Acreditadas para os Professores, elaboração dos manuais de formação e acompanhamento do projeto. A Weduc, parceira de negócio da GesEntrepreneur, apoiou a nossa empresa no desenvolvimento de uma plataforma eletrónica de comunicação entre todos os agentes educativos envolvidos no projeto, nomeadamente a Equipa Técnica EDP / GesEntrepreneur, Escolas, Professores e Alunos.

Durante os próximos meses, iremos partilhando as iniciativas e eventos que forem sendo realizados neste projeto, nomeadamente, Boot Camp a realizar em Março e uma Final Nacional, a ocorrer no Museu da Eletricidade, em Junho / Julho.mapaEDP