Desde que a GesEntrepreneur iniciou a sua atividade que o seu foco principal tem estado “apontado” para as escolas, sendo que os projetos são desenvolvidos de norte a sul do país e ilhas, desde 2006/2007.
O programa “Escolas Empreendedoras” tem como principais objetivos:
- Criar uma cultura empreendedora;
- Promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade;
- Partilhar experiências e ideias;
- Facilitar um maior contacto com o mundo real;
- Permitir aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo;
- Incentivar o desenvolvimento local.
O que se pretende é que a participação nestes programas permita aos alunos desenvolver um conjunto de competências que são essenciais no contexto atual e que permitam alargar o seu leque de oportunidades futuras.
Por essa razão aposta-se sobretudo em atividades práticas e em proporcionar aos alunos experiências marcantes, pelo que cada um dos programas termina com um momento aberto à comunidade em que os alunos apresentam os seus projetos e/ou ideias.
Os projetos de empreendedorismo nas escolas decorrem em diferentes fases.
Formação de Professores acreditada – Os professores são convidados a participar em ações de formação acreditadas pelo CCPFC com o intuito de sensibilizar os professores para o tema do empreendedorismo e de os preparar para a implementação das atividades de empreendedorismo com os alunos.
Recursos didáticos – a GesEntrepreneur aposta constantemente no desenvolvimento curricular, criando novos conteúdos e atividades pedagógicas que sirvam de suporte ao trabalho que é desenvolvido pelos professores. Estes recursos são disponibilizados numa plataforma online, estando organizados por níveis de ensino e por temáticas, tais como: criatividade, comunicação, noções financeiras, entre outras.
Sessões de empreendedorismo nas escolas – ao longo do ano a equipa da GesEntrepreneur acompanha diversas sessões com o intuito de apoiar os professores nas atividades que dinamizam com os alunos.
Momentos altos – todos os projetos, independentemente do nível de ensino em que decorrem, culminam com a apresentação do trabalho e projetos realizados à comunidade. Pretendem ser dias em que os alunos demonstram o seu potencial e vivenciam uma experiência empreendedora.
Para além de existirem diferentes momentos altos, também os programas são adequados e contextualizados ao território, e específicos para cada nível de ensino, desde o 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário e profissional.