O programa “Educação para o Empreendedorismo nas Escolas”, 2013/2014 do projeto Empreendedorismo em Rede na Beira Baixa, envolveu as escolas dos concelhos associados (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão) demarcando-se pela participação de cerca de 800 alunos e 54 professores.

A Feira de Empreendedorismo Júnior e Expo Empresas, que decorreu no dia 23 de maio, no recinto das “Docas”, com os alunos do 2º e 3º Ciclos, envolveu 6 agrupamentos de escolas, 8 escolas, 22 turmas, 310 alunos e 27 professores, sendo três os premiados em cada nível de ensino, nomeadamente: No que diz respeito ao 2º ciclo:

1º lugar –“Empreender, incluir, vencer…” – (turma de Educação Especial do AE José Sanchas e S. Vicente da Beira de Alcains). O projeto consiste na criação de uma caixinha/embalagem para um dos queijos de ovelha mais tradicionais e característicos de Alcains, as “Caganitas”.

1º lugar – “Azeite, o fruto da nossa terra” (turma de Educação Especial do AE de Penamacor Ribeiro Sanches). O projeto parte da exploração do azeite, como sendo um produto característico de Penamacor, construindo frascos em miniatura de azeite aromatizado com as ervas criadas na horta pedagógica dos alunos. Para além disso, o projeto consiste ainda na construção de algumas variedades de sabão elaborados com a mesma matéria-prima, feito de forma artesanal, juntando-lhes flores/ervas de cheiro.

2º lugar – “O Oiro de Rodão” (turma do 6º A do AE de Vila Velha de Rodão). Produção de frasquinhos de azeite, típico de Vila Velha de Rodão, com ervas aromáticas e outros ingredientes aromatizantes. Todos os produtos, criados e decorados pela turma.

3º lugar – “Oleirosdronho” (turma do 6ºA do AE Padre António de Andrade de Oleiros). Partindo do aproveitamento do medronho da região, o projeto consiste em produzir compotas e aguardente caseira em frascos artesanais.

3º lugar – “ Cortic’Arte” (turma do 6ºE do AE Nuno Alvares – Faria de Vasconcelos). Peças de artesanato criadas a partir da cortiça.

Já no que diz respeito ao 3º ciclo:

lugar – “Sabores com História, Lda.” (turma do 8ºD da escola Cidade de Castelo Branco). Empresa direcionada para a confeção e venda de produtos alimentares feitos com recurso a um produto endógeno e tradicional da Beira Baixa, o feijão frade. As embalagens contêm no seu interior informação relativa ao património de Castelo Branco.

2º lugar – “CoolTurismo”(turma do 8ºA do AE de Vila Velha de Rodão). Empresa de promoção turística que pretende reunir diferentes valências da região e explora-las em termos turísticos criando diferentes pacotes turísticos de divulgação.

3º lugar – “Impressora de Sorrisos”(turma do 8ºA da Escola Cidade Castelo Branco). Empresa de cariz social, cujos principais objetivos são suprir algumas das carências das famílias da nossa comunidade educativa com mais dificuldades económicas e desenvolver o espírito de solidariedade nos alunos.

3º lugar – “PENOliva” (turma do 7ºB do AE Penamacor Ribeiro Sanches). Confeção de produtos “gourmet” partindo de um produto característico da região, a azeitona. O objetivo passa por explorar a azeitona de diferentes formas: cristalizadas e em bombons com recheio à base de azeitona e azeite).

Já em relação ao projeto de empreendedorismo destinado aos alunos do ensino secundário e profissional, este terminou com a celebração oficial de apresentação das ideias de negócio – o Concurso de Ideias – no dia 28 de maio de 2014. Das 10 ideias de negócio levadas a palco, foram três as nomeadas como vencedoras neste concurso:

1º lugar – “SensationShoes” (turma do 12º ano do AE José Sanchas e S. Vicente da Beira de Alcains). Trata-se de uma marca de sapatos versáteis e ajustáveis a qualquer situação ou ambiente. Pretende facilitar a vida das mulheres uma vez que mantendo a elegância que os sapatos de salto alto trazem, lhes proporcionará um conforto extra.

2º lugar – “Por Terras de Ribeiro Sanches”(turma do 12º ano do AE Penamacor Ribeiro Sanches). Consiste na criação de um licor que parte da exploração de uma matéria-prima muito pouco comum, a galula, flor característica do marmeleiro. Para além disso, a grande aposta deste projeto passa pela divulgação turística da região de Penamacor, partindo da venda deste mesmo licor, sendo feita uma grande aposta na sua divulgação e marketing.

3º lugar – “7ªARTE” (turma do 10º Ano da escola profissional ETEPA de Castelo Branco). Trata-se de um projeto que pretende promover as artes de maneira geral na cidade de Castelo Branco. Uma empresa que pretende dinamizar diferentes tipos de eventos culturais e sociais, promovendo predominantemente o cinema.

 

SONY DSC