Escolas Empreendedoras de Oeiras

Oeiras Volta a promover o Empreendedorismo nas escolas no ano letivo de 2016/2017

Prestes a arrancar a 2ª edição do projeto Escolas Empreendedoras

Tendo a primeira edição do projeto Escolas Empreendedoras sido um êxito na promoção do espírito empreendedor junto das crianças do 1º ciclo e dos jovens do ensino secundário do concelho, o Município de Oeiras vai promover a 2ª edição deste projeto no ano letivo de 2016/2017.

Nesta segunda edição pretende-se que participem 500 alunos do 1º ciclo do ensino básico e 500 alunos do ensino secundário e profissional.

Os professores das diferentes escolas que irão implementar e dinamizar o projeto iniciam agora, em outubro, a formação que os dotará das ferramentas necessárias à implementação do projeto em contexto de sala de aula.

Em termos metodológicos, no 1º ciclo do ensino básico os alunos irão descobrir a temática do empreendedorismo, através da personagem Gaspar, que é um rapaz muito empreendedor e que levará os alunos numa grande aventura pelo concelho de Oeiras.

No ensino secundário e profissional pretende-se que os alunos compreendam a realidade envolvente e que tenham a capacidade de em equipa desenvolverem um projeto empreendedor, através do qual irão estar em contacto com esta nova realidade empreendedora.

Recorde-se que no ano letivo passado estiveram envolvidos no projeto mais de 1000 alunos e 50 professores, tendo sido abrangidas mais de uma dezena de escolas de concelho.

 

Escolas Empreendedoras de Oeiras
Escolas Empreendedoras de Oeiras – ano letivo 2015/2016

 

No final do projeto os alunos apresentaram, num evento público, as suas ideias de negócio, junto da família e da comunidade.

Os estudantes do 1º ciclo apresentaram as suas ideias no evento “A Feira do Gaspar”, que envolveu centenas de alunos, docentes e pais.

No ensino secundário os alunos foram convidados a participar num concurso de ideias municipal, no qual participaram mais de 200 alunos de nove escolas.

As 12 ideias finalistas deste concurso subiram ao palco de um auditório, repleto de gente, onde os alunos tiveram oportunidade de apresentar e defender o seu projeto.

Foram premiadas várias equipas, sendo que a 1ª classificada recebeu bolsas de estudo da Universidade Atlântica.

O projeto Escolas Empreendedoras é dinamizado pelo Município de Oeiras e a empresa GesEntrepreneur, que tem 10 anos de experiência na área e que é uma referência em Portugal na educação e formação para o empreendedorismo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *