Apesar de Portugal tem um dos melhores ecossistemas empreendedores da Europa, é importante para todos e principalmente para os mais jovens, contactarem com outras realidades e com empreendedores de outros países, que estejam a passar pelo mesmo processo de capacitação empreendedor.
Assim, a GesEntrepreneur, a pedido dos seus clientes) tem organizado diversas missões empreendedoras a diferentes cidades (Madrid, Barcelona, Londres, Helsínquia), em que se pretende que os participantes possam viver novas experiências, conhecer outras realidades e culturas e participar em atividades de lazer, mas explorando também a vertente empreendedora de cada cidade e contactando com diversos empreendedores e organizações que os possam inspirar.
De um modo geral estes programas são organizados para premiar os alunos que participaram no Concurso de Ideias e que se destacaram pelo seu trabalho e perseverança e têm como principais objetivos:
- Conhecer a cidade do ponto de vista cultural (visita aos principais locais turísticos, visita a museus, refeições em locais carismáticos, etc.) e do ponto de vista empreendedor (contacto com empreendedores locais, visita a Universidades e Incubadoras de Empresas, etc.).
- Contato com diferentes realidades empreendedoras, nomeadamente diferentes expressões criativas.
- Desenvolvimento da rede de contactos dos jovens.
- Partilha de experiências, abrindo novos horizontes aos líderes de amanhã.
Exemplos de Missões empreendedoras
Lisboa (organizada para jovens que residem normalmente longe da nossa Capital)
Nesta viagem pretende-se que os alunos fiquem a conhecer a capital de Portugal e também os arredores. As visitas consistem em conhecer aceleradoras e incubadoras de startups (como a DNA Cascais, Taguspark e Startup Lisboa), passar por locais históricos e emblemáticos, conversar com empreendedores, ir a Sintra e Cascais. Os nossos programas pretendem ser também ricos em cultura e por isso contemplamos sempre visitas ao Oceanário de Lisboa, teatro, espetáculos de rua, entre outros.
Madrid
A visita à cidade madrilena pretende ser uma mistura de riqueza citadina e empreendedora deste lugar. Nesta cidade as atividades e programas culturais são uma constante dessa forma o tempo é sempre curto para parar em todos os locais emblemáticos. A nossa visita passa pelo Parque Real do Bom Retiro, seguida de uma apresentação no Madrid Emprende e no MediaLab Prado onde podemos usufruir de um almoço com empreendedores de todo o mundo. A parte cultural não é esquecida e o Museu do Prado e o Museu Rainha Sofia são pontos de paragem obrigatórios, assim como uma fantástica incursão pelo parque temático Warner Bros.
Barcelona
A viagem a Barcelona é provavelmente, a favorita para todos para os participantes. São dias de muita agitação em que o tempo é curto para tudo o que se quer visitar, seja uma imersão pela arquitetura do Génio Gaudi, seja pela visita ao Camp Nou, casa do mítico FC Barcelona. Barcelona é uma das cidades mais vibrantes e com algumas startups bem inovadoras na Área do Turismo, pelo que a paragem pela Incubadora de Glories, pertencente ao programa Barcelona Activa é obrigatória. A residência universitária dirigida principalmente a estudantes de Erasmus proporciona uma série de experiências e intercâmbios que os jovens nunca mais se esquecem.