São várias as pessoas que consideram que o aspeto financeiro é o mais importante no mundo dos negócios. Não sendo isso totalmente verdade, é na realidade um dos fatores mais importantes no empreendedorismo.

Considera-se que sem uma boa compreensão e interpretação das variáveis financeiras não se conseguirá nunca gerir um negócio de forma eficiente e eficaz, com resultados positivos para todos os intervenientes. Ainda de extrema importância, antes de arrancar com um projeto empreendedor, é a capacidade que temos de prever o que pode acontecer ao nosso negócio em vários cenários.

Ateliers Noções FinanceirasPara isso, o empreendedor deverá ser capaz de elaborar estudos de viabilidade económica e financeira, para que consiga traçar os tais cenários e sobretudo, para que tome consciência da exequibilidade do seu negócio.

Munido de tais ferramentas e de uma boa bagagem de conhecimentos, o empreendedor poderá tomar as decisões que mais lhe convierem e que se revelem mais acertadas consoante a sua situação.

Através deste workshop poderá desenvolver este aspeto mais técnico, necessário aos empreendedores, independentemente da sua área de conhecimento ou estudos académicos. O workshop incluí ainda o fornecimento de uma ferramenta informática e respetivo manual que permite a análise automática e intuitiva da viabilidade de projetos empreendedores já existentes ou que ainda não tenham sido colocados em prática.

O programa deste workshop é constituído pelos seguintes tópicos:

  • O valor do dinheiro no tempo (inflação, custo de oportunidade e previsões financeiras);
  • Construção de preços e formas de mitigar o risco financeiro;
  • Ótica de análise e gestão de negócios: vertentes económica, financeira e de tesouraria;
  • Matriz financeira de análise de projetos – elaboração de projetos de investimento – conceitos de VAL, TIR e Payback e decisão de investimento;
  • Modo de financiamento de negócios (capital de risco, programas comunitários, banca e instituições de crédito, crowdfunding, entre outros);
  • Como apresentar uma ideia/projeto a financiamento;
  • Noções de finanças empresariais;
  • Tomada de decisão quanto à viabilidade de projetos de investimento;

A par de todos os aspetos focados no workshop, normalmente é ainda realizado um pequeno aconselhamento individual e personalizado caso o participante tenha já elaborada uma ideia de negócio, tanto melhor quão mais definidas estiverem algumas variáveis financeiras (custos fixos, recursos humanos, preços, entre outras).