Os programas para o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário e Profissional, já não possuem  um “caminho” previamente delineado, pois pretende-se que os professores possam aceder ao Centro de Recursos e criar o seu próprio projeto, em função das necessidades e interesses específicos dos seus alunos.

O programa para o 2º ciclo visa dar continuidade ao trabalho iniciado no 1º ciclo, e foca-se por isso no desenvolvimento de atitudes, impulsiona a criação de ideias e projetos e aposta na dinâmica de grupo e no desenvolvimento de projetos de turma, que promovam a interação e responsabilidade dos alunos.

Assim, ao longo do ano os professores irão trabalhar com os alunos num projeto ou ideia que possa ser apresentado na Feira do Empreendedorismo Júnior.

  • Cada turma desenvolve em contexto turma um projeto inovador que vise resolver um problema;
  • Todos os passos desde o problema à solução serão desenvolvidos ao longo do ano letivo;
  • No final do ano são realizados eventos a nível municipal, onde as turmas apresentam as suas ideias através de uma exposição.

 

No programa do 3º ciclo do Ensino Básico já se pretende que os alunos tenham um contacto mais próximo com as ideias e oportunidades de negócio e que compreendam o que é uma empresa e como é que a mesma surge e se organiza.

Nesse sentido, nalguns projetos os alunos participam num Concurso de Ideias de Negócio, numa lógica de pequenos grupos ou na Expo Empresas, em que a participação é feita pela turma sob a orientação do professor e consiste em criar uma empresa no território, assumindo o papel de empresários.

  • Criar uma ideia;
  • Desenvolver produtos/serviços;
  • Definir uma estratégia;
  • Dividir funções e responsabilidades;
  • Realizar diferentes iniciativas;
  • Divulgar o projeto à comunidade;
  • Colocar o vosso produto/serviço no mercado;
  • Preparar o momento alto.

 

O programa para o Ensino Secundário e Profissional pretende que os alunos já tenham um contacto mais próximo com a realidade, aprendendo não só a planear uma ideia de negócio, como também a avaliar a sua exequibilidade.

Por essa razão, o momento final para este nível de ensino consiste sempre num Concurso de Ideias, que poderá decorrer em diferentes fases, semi-finais, Finais Municipais e Finais Intermunicipais com o intuito de promover uma competitividade saudável entre os alunos.

Para participarem no Concurso de Ideias, os alunos devem formar um grupo, ter uma ideia de negócio ou projeto que faça sentido implementar e desenvolvê-la num formulário de candidatura (o qual garante a inscrição no concurso), com o apoio dos professores e da equipa da GesEntrepreneur. Paralelamente ao formulário de candidatura pode ser entregue qualquer material de apoio para sustentar o projeto dos alunos (por exemplo: Plano de Negócios, apresentações em PowerPoint, logotipos, brochuras, entre outros).

Este deve ser um momento em que o projeto tem uma maior visibilidade, apresentando os resultados à comunidade e propiciando a reflexão, análise e partilha dos mesmos. Para além disso, é nessa altura que os conhecimentos e competências dos alunos e dos professores são colocados à prova, ou seja, colocam em prática e demonstram o resultado das aprendizagens realizadas ao longo do projeto.